A verdade #1 sobre aplicativos para comunicação certificados pela Polícia Federal no transporte de valores

Compartilhar:

Magnum da Atool Transporte de Valores usa Aplicativo de Comunicação

Team on the Run®, o aplicativo de comunicação #1

A expansão das redes celulares tem proporcionado serviços inovadores na área de segurança, como aplicativos de comunicação que agregam funcionalidades das tradicionais redes de radiocomunicação, como PTT, transmissão de mensagens, vídeos, geolocalização e chamadas de emergência. A Ultrum Inteligência Conectada trouxe para o mercado brasileiro o aplicativo Team on the Run®, que já é utilizado por todas as forças de segurança na França.

Regulamentação e Certificação pela Polícia Federal

No Transporte de Valores, entretanto, a Polícia Federal determina que a comunicação ininterrupta é obrigatória para o transporte de valores e a Portaria nº. 30.491/2013 – GAB/CGCSP estabelece as regras relacionadas à forma de emprego dos meios de comunicação nessa atividade. 

Essa portaria determina que, no transporte de valores, durante as operações de carga e descarga, deve haver a comunicação direta, ponto-a-ponto, entre o vigilante motorista e um dos vigilantes da guarnição quando estão fora do veículo, função desempenhada tradicionalmente por radio comunicação ou o popular walkie talkie.  A comunicação ponto-a-ponto é considerada essencial para garantir a segurança dos profissionais e dos bens e valores transportados e não pode ser substituída por meios que dependam da cobertura de uma rede, como a celular, por exemplo, no local e e no momento em que as operações são realizadas.

Em resposta à nossa consulta formal, a Polícia Federal informa que este tema não está sob a jurisdição daquela autarquia e reafirma o entendimento de que as empresas podem utilizar quaisquer meios disponíveis, inclusive aplicativos para a comunicação de suas equipes com seus centros de operação.  Daí a afirmação, diga-se imprecisa, de empresas que oferecem aplicativos de comunicação sobre as redes celulares de que são autorizadas ou certificadas pela Polícia Federal para prover comunicação para o transporte de valores.  Porém no que diz respeito ao momento da carga e descarga as empresas que atuam no transporte de valores devem se ater ao que está estabelecido na Portaria nº. 30.491/2013 – GAB/CGCSP: é mandatório que a comunicação ponto-a-ponto por rádio seja mantida, pois não se pode arriscar a segurança da operação em situações em que não há cobertura de operadoras ou sinal de Internet.

Porque usar um aplicativo de comunicação?

Áreas urbanizadas e  muitas rodovias estão cobertas por redes de telefonia celular com serviços de banda larga de quarta e quinta geração, habilitando o uso de celulares para a comunicação pessoal e profissional.  Mas porque, afinal, usar um aplicativo específico para a comunicação empresarial, que há aplicativos gratuitos que transmitem audio, video mensagens?

O Team on the Run® oferecido pela Ultrum possui na verdade um conjunto de facilidades que podem transformar as operações de uma empresa de segurança e transporte de Valores:

      • PTT (rádio on line ao vivo ) em qualquer lugar onde haja cobertura da operadora celular escolhida

      • Transmissão de mensagens, fotos e vídeos

      • Geolocalização e geo-cercas (rastreador e gps)

      • Chamadas de emergência e alerta de homem caído

      • Vídeo streaming e  videoconferência.

    No entanto, a característica exclusiva do Team on the Run® que mais chama a atenção é o My Business®, uma poderosa ferramenta de Field Service Management  (Gerenciamento de Serviços de Campo em português). Com o My Business®  o próprio cliente cria seus processos e fluxos de trabalho digitais e automatizados a partir de widgets, sem que para isso seja necessário conhecimento de programação ou criação de software.  

    Os clientes que utilizam o My Business®, um único aplicativo, em vez de muitos separados e não integrados, têm automatizado uma infinidade de processos dos quais listamos alguns exemplos:

        • Ponto eletrônico remoto (aplicativo para rh)

        • Ronda noturna (bastão de ronda)

        • Check list de viatura

        • Ordem de serviço de escolta

        • Ordem de despacho de pronta resposta

        • Relatório de missão

        • Inspeção de extintores  e prevenção de incêndio

      O My Business® opera on line e offline, direcionando as informações para as pessoas certas, na hora certa. Possui procedimentos de escalação enviando o processo para o nível hierárquico superior se os prazos estabelecidos não forem cumpridos e em conjunto com uma aplicação de MDM pode limitar horários de trabalho, regulando horas extras e mitigando o passivo trabalhista advindo de reclamações ligadas ao uso indevido de celular pessoal. “Uma demanda evitada pode pagar anos do uso dessa solução” afirma um dos clientes da Ultrum que opera na área de transporte de valores e escolta armada. 

      Para mais informações, visite a página da Ultrum

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Stay Connected

      More Updates

      SERGIO GUEDELHA COUTINHO

      Grupo AVI digitaliza as suas operações

      Salvador, BA – O Grupo AVI Segurança, renomada empresa de segurança com sede em Salvador, vem utilizando com sucesso o Team on the Run, distribuído pela Ultrum Inteligência Conectada, uma

      Read More »
      Rolar para cima